Brincadeiras
Brincadeiras ajudam no desenvolvimento da criança
Pesquisas recentes demonstram que as crianças aprendem melhor brincando. A verdade é que o crescimento e o desenvolvimento da criança são influenciados pela qualidade do aprendizado prático e ativo que ocorre do nascimento aos 5 anos de idade.
É comprovado também que durante os três primeiros anos de vida de uma criança, incluindo também a gestação. De zero a três anos são estabelecidas as bases para o desenvolvimento pleno do indivíduo.
Nesse período todas as janelas do conhecimento estão em pleno funcionamento e abertas a novas aprendizagens.
Não só a determinação genética é importante,mas a relação estabelecida com os pais a partir do nascimento também. É o ambiente familiar que irá promover e facilitar o estabelecimento dos vínculos iniciais do bebê. Pois o bebê necessita de cuidados permanentes ( estímulos e afeto) vivenciais e emocionais. O estilo de vida pode evidenciar para a crinça um alicerce sólido ou frágil.
Por isso é muito importante que a criança brinque, a “bagunça” de brinquedos pela casa, que muitas vezes deixam mães irritadas é o ambiente favorável e propício para um bom desenvolvimento cognitivo de uma criança.
O brincar ajuda a criança a:
* Desenvolver habilidades para solucionar problemas e raciocinar.
* Usar a imaginação.
* Explorar o mundo